- Tabuleiro do jogo;
- Cartas com as equações;
- Pinos;
- Rascunho para cálculos.
Regras
1 - Os jogadores colocam seus peões na partida e recebem três fichas de inversão de sinais.
2 - cada participante escolhe uma equação e a resolverem trocam as folhas de resolução para conferência dos cálculos.
3 - Quem errar permanece onde está.
4 - Se acertar a resolução da equação, o participante opera as duas raízes encontrada , escolhendo uma das quatro operações básicas .O resultado, com o seu sinal, será o número de casas que o peão deverá andar, quando o resultado é positivo deverá caminhar na direção da chegada positiva e se o resultado for negativo ele deve caminhar em direção da chegada negativa.
5 - Caso a equação não tenha raízes reais, o jogador caminha cinco casas para o sentido que escolher.
6 - Os participantes tem o direito de inverter o sinal do resultado final da operação descrita na 4ªetapa. Para tanto é só declararem essa intenção e devolverem para a mesa uma das fichas de inversão de sinal. Durante o jogo , os jogadores podem inverter o resultado de três resultados.
7 - Vence o jogador que chegar primeiro ,a chegada positiva ou negativa.
Coloquem suas impressões do jogo.
Abraços
Observação:
Enquanto dois alunos jogam o "vai e vem" das equações, outros dois verificam usando o software do computador ( http://www.edsouza.net/programa-para-resolver-equacao-do-segundo-grau ) se as resposta estão corretas. Depois será invertido: quem estava no computador vai jogar e quem estava jogando vai verificar as respostas com o software.
Muito boa a ideia de estimular a resolução de equações do segundo grau através deste jogo.
ResponderExcluirO jogo vai acontecendo a medida que os jogadores conseguem fazer as equações , muito boa a idéia.
ResponderExcluirLegal este programa usado pra testar as raízes. Você digita os coeficientes e ele, automaticamente mostra os valores.
ResponderExcluirÓtima ideia, a matemática atrelada a jogos que estimulam o raciocínio
ResponderExcluirno tabuleiro ta as respostas das equações que estão nos cartoes?
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