sexta-feira, 11 de maio de 2012

Etapa 5 - Analise de problemas envolvendo equações do 2º grau

Esta Etapa foi uma continuação da anterior, pois usamos os problemas sugeridos na atividade do Givanildo e pelo Nelson.
Usamos também o programa disponível em http://www.edsouza.net/programa-para-resolver-equacao-do-segundo-grau para encontrar o resultado das raízes e comparar com os gráfico feitos no Geogebra.

Vamos comentar esta atividade:
1. Todos os resultados no programa bateram com o cruzamento do gráfico com o eixo X?
2. O que acontece com o gráfico de uma função do segundo grau a qual sua eqação não possui raiz (quando o delta é negativo)?

11 comentários:

  1. 1) Sim os resultados bateram nos dosi programas.

    2) Se o delta é negativo , eu não encontro raiz da equação . E também a parábola não toca nos eixo X .

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  2. Sim, verdade.
    Ah e olha esse blog. Tem mais exemplos de problemas!!
    http://moisessjo.blogspot.com.br/p/equacao-do-2-grau.html

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  3. Resolvi equações do segundo grau , elas são do tipo :
    2 x² + 7x + 5 = 0

    seus gráficos uma parábola de boca para cima ou para baixo. Será que tem de terceiro grau ????

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  4. Resolvi algumas equações do segundo grau , elas têm esse formato:


    2 x² + 7x + 5 = 0

    tem de terceiro grau , e quarto ???

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    1. Então, Givanildo, olha esse vídeo. Ele fala sobre o grau das equações:
      https://www.youtube.com/watch?v=3qs463FeXlo

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    2. Boa tarde Givanildo, em relação ao grau da equação, o mesmo é de acordo com o expoente pela qual a equação é elevada.

      A forma da equação cubica (3º´grau) é:

      ax³+bx²+cx+d=0

      Proponho um Exercicio. Voluntarios?

      Resolva a equação: x³-6x²+11x-6=0

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    3. x³ - 6x² + 11x - 6 é divisível por (x - 1):

      x³ - 6x² + 11x - 6 = (x - 1)(x² - 5x + 6)

      Então procuramos (x - 1)(x² - 5x + 6) = 0

      Ou x - 1 = 0 ==> x = 1 (já sabíamos!)

      Ou x² - 5x + 6 = 0 ==> encontramos como raizes x = 2 ou x = 3

      S = { 1, 2, 3 }

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    4. Muito bom André. Grato pela participação. Você está enriquecendo nossa discussão! Você sabia que é assim que o conhecimento se constrói? De forma coletiva!
      Parabéns, Givanildo, pela resolução.
      Continuem enriquecendo nosso espaço.

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  5. Nossa esse vídeo é muito legal , mas equações de terceiro grau tem 3 raizes, elas tocam o eixo "X" 3 vezes ???

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  6. Encontrei uma regra que diz na Física sobre uma equação do segundo grau. Ela representa a o espaço percorrido pelo carro.

    Depois se for uma de primeiro grau , ela representa a velocidade.

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  7. Enunciado4) Comprei 4 lanches a um certo valor unitário. De outro tipo de lanche, com o mesmo preço unitário, a quantidade comprada foi igual ao valor unitário de cada lanche. Paguei com duas notas de cem reais e recebi R$ 8,00 de troco. Qual o preço unitário de cada produto?

    O enunciado nos diz que os dois tipos de lanche têm o mesmo valor unitário. Vamos denominá-lo então de x.

    Ainda segundo o enunciado, de um dos produtos eu comprei 4 unidades e do outro eu comprei x unidades.

    Sabendo-se que recebi R$ 8,00 de troco ao pagar R$ 200,00 pela mercadoria, temos as informações necessárias para montarmos a seguinte equação:

    4 . x + x . x + 8 = 200

    Ou então:

    Como x representa o valor unitário de cada lanche, vamos solucionar a equação para descobrimos que valor é este:

    As raízes reais da equação são -16 e 12. Como o preço não pode ser negativo, a raiz igual -16 deve ser descartada. Assim:

    RespostaO preço unitário de cada produto é de R$ 12,00.

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