sexta-feira, 11 de maio de 2012

Construindo gráficos de Equações do Segundo Grau para problemas do cotidiano.


Informática Educativa II : Objeto de Aprendizagem

Título do projeto:    Construindo gráficos de Equações do Segundo Grau para problemas do cotidiano.

Nome do aluno: Givanildo Amorim – Grupo 6

Objetivo do objeto de aprendizagem: 

     Construir os  gráficos das equações do segundo grau utilizadas para resolver problemas do cotidiano, para  contextualizar mais  o assunto.
     Cada aluno poderá procurar na internet exercícios que envolvam cálculos de equações do segundo grau , voltados para o dia a dia. 
       Para isso o aluno poderá utilizar como recurso o software GeoGebra, disponível em :     http://www.geogebra.org/cms/pt_BR.

Exemplos:

Vamos fazer os gráficos dos problemas abaixo: 

     1) Um dardo é lançado da origem, segundo um referencial dado, e percorre a trajetória de uma parábola. A função que representa essa parábola é y = -x2 + 4x. Quais são as coordenadas do ponto no qual esse dardo atinge sua altura máxima?     

  2) Duas empresas (A e B) comercializam o mesmo produto.Seus lucros diários variam de acordo com o número de unidades vendidas(x) segundo as funções :

*empresa A ;    LA =  x2 – 20x + 187

*empresa B ;    LB =  135 + 8x

Em que intervalo deve variar o número de unidades vendidas a fim de que o lucro da empresa B supere o da empresa A?

 

3) Segundo previsões de um jornal  econômico, o PIB anual de um país( Y) ,em bilhões de dólares, daqui a ‘x’ anos poderá ser calculado pela função y = 4/5 x2 – 8x + 80. Para quais valores de ‘x’ o PIB anual desse país ultrapassará 140 bilhões de dólares?


Link do objeto de aprendizagem: equacaosemcomplicacao.blogspot.com

FONTES  BIBLIOGÁFICAS:



9 comentários:

  1. Neste caso, é apresentado um exemplo de função quadrática, onde a função representa a equação no momento onde a imagem é igual a zero.

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  2. Bem interessante estes problemas. Serão difíceis? kkkkk

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  3. Eu tenho um exemplo:

    Exemplo 1.

    O lucro de uma fábrica na venda de determinado produto é dado pela função
    L(x) = – 5x2 + 100x – 80, onde x representa o número de produtos vendidos e L(x) é o lucro em reais. Determine:

    a) O lucro máximo obtido pela fábrica na venda desses produtos.


    b) Quantos produtos precisam ser vendidos para obtenção do lucro máximo.

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  4. Me parece que a equação do segundo grau também é usada na Administração,Contabilidade e Economia.

    Consegui resolver um problema , acho que são bem parecidos os raciocínios, devem seguir por isso aqui :


    08. (PUC - MG) O lucro de uma loja, pela venda diária de x peças, é dado por L(x) = 100 (10 - x) (x - 4). O lucro máximo, por dia, é obtido com a venda de:

    a) 7 peças
    b) 10 peças
    c) 14 peças
    d) 50 peças
    e) 100 peças


    resposta ( a )



    Resolução :

    (1000 -100X).(X - 4)
    1000X - 4000 - 100X² + 400X
    -100X² + 1400X + 1000

    PARA FICAM MAIS FÁCIL DIVIDI POR 100

    -X² + 14X + 10

    AGORA FICA FÁCIL

    DELTA = 14² - 4(-1). (10)
    DELTA = 196 + 40
    DELTA = 236

    X = ( -14 + RAIS 236 )/2
    -

    X = ( - 14 + 15,36)/2
    -

    X¹ = ( - 14 + 15,35)/2

    X¹ = 1,36/2

    X¹ = 0,68

    X² = ( - 14 - 15,36 ) /2

    X² = - 29,36

    PROFESSOR ,achei uma fórmula bem legal de resolver isso :

    os pontos máximos e mínimos :

    ( - b/2a ; - DELTA /4A)

    Assim eu fiz :
    - 14/-2

    xv = 7

    yv = -236/-4
    yv = 59

    eu entendi que a empres terá lucro máximo quando ela vender 7 peças por dia, que será de R$59,00 reais .

    É isso mesmo ?

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  5. Fiz os gráficos no geogebra , eles ficam com parábola para baixo , porque é ponto máximo.

    Se fosse ponto mínimo ficariam para cima .

    É bem legal , não sabia que equação do segundo grau tinha essa aplicação.

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  6. http://www.matematicamuitofacil.com/problemas2grau.html

    O problema da torneira é bem legal ...

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  7. Alguém aí tem exemplos de gráficos ??? Para usar em economia , administração e contabilidade. Alguém poderia postar aqui ??

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  8. Nesses links , encotramos boas aplicações:

    http://www.unesp.br/prograd/PDFNE2006/artigos/capitulo1/variasabordagens.pdf

    http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=9604

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