Projeto do Curso de Pós-graduação da Universidade Federal Fluminense, curso: Novas no Ensino da Matemática, disciplina: Informática Educativa II - abril, maio/2012 - Projeto Inicial: Grupo SIGMA: EQUAÇÕES DO 2º GRAU - Ana Maria Paias, Raquel Da Silva Ribeiro, Thais Reigadas Salvador, Vânia Cristina Mazzei - Projeto de Aplicação: Grupo EUREKA: André Vinícius Spina, Givanildo Amorim, João Cavoto Filho, Nelson Toledo Filho.
sábado, 12 de maio de 2012
Etapa 6.4 - situações-problema e suas aplicações
b) A soma de dois números reais é 25 e o produto entre eles é 144. Quais são estes números, você consegue adivinhar?
Chamando o primeiro número de “x” e o segundo de “y”, monte um sistema de equações com as informações disponíveis.
Resolvendo este sistema pelo método da substituição, o que acontece com a equação resultante?
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Resolvi o sistema pelo método da substituição e obtive uma equação do segundo grau. Resolvendo a mesma, descobri que os números são 16 e 9. Pesquisando, descobri que uma matemático chamado Cardano (1501-1576) se deparou com um problema semelhante em sua época : "divida 10 em duas partes tais que o produto seja 40". Chamando as partes de x e y ele chegou a uma equação do segundo grau : x² - 10x + 40 = 0 . O discriminante (delta) dessa equação é negativo ; mesmo assim , ele encontrou 2 raízes não reais que somadas davam 10 e multiplicadas davam 40 ; essas raízes são números chamados complexos, que estudaremos somente o Ensino Médio. Nelson Toledo Filho.
ResponderExcluirBoa observação, Nelson.
ExcluirContinue pesquisando.
x + y = 25
ResponderExcluirx.y = 144
x = 25 - y
substitui em x
( 25 - y ).y = 144
25y - y² = 144
-y² + 25y - 144 = 0
DELTA = b² - 4.a.c
DELTA = 25² - 4(-1).(-144)
DELTA = 625 - 576
DELTA = 49
(-b + RAIZ 49)/ 2.a
-
( -25 + 7 )/ -2
-
X¹ = (- 25 + 7 )/ -2
X¹ = - 18/2
X¹ = - 9
X² = (- 25 - 7)/ -2
X² = - 32/ - 2
X² = 18
Vimos o que acontece com a equação resultante , ela é uma equação do segundo grau .
Givanildo, na hora de finalizar as contas você se confundiu :
Excluir-18 / -2 = 9
-32 / -2 = 16
9 + 16 = 25 9 x 16 = 144
Nelson Toledo Filho.
Bom pessoal alguém trocou a senha de ontem pra hoje, pois não consigo logar mais a conta, mas vou mandar mais um probleminha via comentário pra vocês:
ExcluirNas águas paradas de um lago, Marcelo rema seu barco a 12km por hora. Num certo rio, com o mesmo barco e as mesmas remadas, ele percorreu 12km a favor da corrente e 8 km contra a corrente, num tempo total de 2 horas. Qual era a velocidade do rio, quanto tempo ele levou para ir e quanto tempo para voltar????
É Givanildo, cuidado com o sinal, é um coisa que sempre confundimos, mas o resultado será outro valor e não o correto. Obrigado pela observação, Nelson.
ExcluirAndré, obrigado por acrescentar este novo problema. Parece bem desafiador. Que irá resolvê-lo?
Eu acho que fica assim:
ResponderExcluirSabendo que a velocidade de correnteza do rio vale Vc, o tempo de ida Ti e o tempo de volta Tv:
i) 12+Vc = 12/Ti
ii) 12-Vc = 8/Tv
iii) Ti+Tv = 2
i+ii:
i+ii) 3/Ti+2/Tv = 6
iii) Ti+Tv = 2 --> Tv = 2-Ti
iii em i+ii:
3/Ti+2/(2-Ti) = 6
Ti = (2/3)h = 40 min;
Tv = (4/3)h = 1h 20 min;
Vc = 6 km/h
Nota: a segunda raiz dessa equação de 2º grau, que é 3/2, acarretaria em 12 km percorridos contra a correnteza, tornando incompatível com os dados da questão.
Toda questão que envolve EQUAÇÃO DO 2° necessita um cuidado especial na questao do uso dos sinais. Um erro de sinal resulta em uma questao errada.
ResponderExcluirOla Boa tarde. Muito Bom o conteudo postado tendo em vista que grande parte dos alunos que concluem o ensino médio nao dominam o assunto. O conteúdo abordado posui um ampla didática com ilustrações e explicaçoes com um excelente nível de compreensão.
ResponderExcluirAos mantedores do Blog, parabens e mantenha-o no ar.
André da Silva.
Obrigado, André.
ExcluirNossa equipe espera ter te ajudado.
E, se tiver alguma dúvida, manda!
Abraços.
http://www.unesp.br/prograd/PDFNE2006/artigos/capitulo1/variasabordagens.pdf
ResponderExcluirhttp://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=9604
Nesses links , encotramos boas aplicações:
Excluirhttp://www.unesp.br/prograd/PDFNE2006/artigos/capitulo1/variasabordagens.pdf
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=9604